O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador considerado a inflação oficial do país, caiu 0,08% em junho, segundo dados divulgados nesta terça-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Essa foi a primeira deflação desde setembro de 2022, quando os preços ao consumidor registraram uma queda de 0,29% no mês. Para junho, foi a menor variação desde 2017, quando também houve recuo de preços de 0,23%.
Em junho do ano passado, o índice teve alta de 0,67% e desde fevereiro deste ano, o resultado do ipca vem em desaceleração gradual. Em maio, o indicador teve um avanço de 0,23%, abaixo das expectativas de mercado. Com isso, o país passa a ter uma inflação acumulada de 3,16% nos últimos doze meses.
Quatro dos nove grupos do IPCA tiveram queda em junho e o indicador geral foi puxado para baixo especialmente pelos grupos de alimentação, bebidas e transportes. A maior alta foi registrada no item habitação, que inclui despesas como energia elétrica residencial e taxa de água e esgoto.