A menos de uma semana para o Dia das Mães, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revelou os dados de uma pesquisa sobre a intenção de compras dos consumidores para a data. A expectativa é que o dia das mães movimente neste ano mais de R$ 33 bilhões de reais em todo o Brasil.
O levantamento foi feito em todas as capitais e mostrou que mais de 128 milhões de brasileiros vão realizar pelo menos uma compra especial para esta data. De acordo com a pesquisa, 38% dos entrevistados pretendem gastar mais do que no ano passado e 28% disseram que querem gastar o mesmo. O valor gasto, em média, por consumidor neste ano deve ser de R$ 258.
Opções de compras
Roupas, calçados, acessórios, perfumaria, cosméticos e chocolates devem ser os produtos mais procurados para presentear as pessoas queridas que, segundo os dados, são em grande maioria as mães (78%), a esposa (18%) e a sogra (16%).
As lojas físicas aparecem como o principal local de compras dos consumidores: 72% afirmaram que pretendem comprar a maioria dos presentes presencialmente, especialmente em shopping centers (31%) e em lojas de rua (18%).
Pagamento das compras no Dia das Mães
Dois dados referentes aos pagamento chamam atenção na pesquisa: 29% admitem que costumam gastar mais do que podem com o presente das mães e 12% dizem que vão deixar de pagar alguma conta para garantir o presente. Dos consumidores, 32% pretendem ir às compras com contas em atraso, sendo que 72% estão com o nome sujo atualmente.
A especialista em finanças da CNDL, Merula Borges, alerta sobre a importância do planejamento do orçamento em datas comemorativas, para que o lado emocional não se sobreponha à realidade financeira do consumidor.
“Vivemos um momento de recorde de inadimplência da população. Por isso o consumidor deve priorizar o pagamento das contas antes de adquirir novas dívidas. Dá para usar a criatividade na hora de presentear e buscar opções que não afetem o orçamento familiar”, orienta.
Sobre a pesquisa
A pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise. Procurou mapear a intenção dos consumidores para o Dia das Mães de 2023 considerando os Produtos comprados e pessoas presenteadas; formas de pagamento e ticket médio das compras; percepção e pesquisa de preços; locais das compras e da comemoração.
O levantamento de dados foi realizado entre 31 de março a 06 de abril de 2023 e entrevistou 753 casos em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas com intenção de comprar presentes para o Dia das Mães em 2023. Em seguida, continuaram a responder o questionário 617 casos, somente com os que tinham a intenção de compra para esta data.
O índice de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3,6 pontos percentuais para mais ou para menos.
Para baixar e saber mais sobre a pesquisa e sobre os resultados, acesse este link.