Reprodução

MIXPÉDIA 06.03 | Michelangelo faz aniversário e Chorão é homenageado

6 de março é um dia marcado pelo nascimento de um dos maiores nomes do mundo das artes, Michelangelo Buonarroti, que foi um escultor, artista, pintor de grande relevância e um dos responsáveis pelas obras mais estudadas e reproduzidas por outros artistas.

Michelangelo nasceu em 1475 na aldeia de Caprese, na região da Toscana, na Itália. Tornou-se aprendiz de um artista aos 13 anos e entre seus primeiros trabalhos está a Pietá (1948), uma escultura com a imagem do corpo de Cristo no seio da Virgem Maria.

Também foi o responsável pela pintura do teto da Capela Sistina, iniciado em 1508 e finalizado em 1512 na Itália, sendo a mais famosa “A criação de Adão”.

O artista morreu no dia 18 de fevereiro de 1964, aos 88 anos, em decorrência de uma febre súbita.

10 anos da morte de Chorão

Completa-se 10 anos da morte do vocalista, letrista e cofundador da banda Charlie Brown Jr, Alexandre Magno Abrão, mais conhecido pelo seu nome artístico Chorão. De acordo com o laudo necroscópico da Polícia Técnico-Científica, ele morreu no dia 6 de março de 2013 em São Paulo, aos 42 anos, em razão de uma overdose de cocaína.

Chorão foi uma das referências do rock e com a banda lançou e vendeu mais de cinco milhões de cópias, ganhou dois prêmios do Grammy Latino, com o melhor álbum de rock brasileiro.

A primeira tabela periódica

O modelo da tabela periódica conhecida atualmente foi apresentado em 6 de março de 1869 à Sociedade Russa de Química, por Dmitri Mendeleev. O objetivo da criação era facilitar a classificação, organização e o agrupamento dos elementos químicos, de acordo com seu peso ou número atômico em uma representação visual.

O número 101 recebeu o nome de mendelévio, em homenagem ao químico após sua morte.

Aniversariantes de destaque 

Em 6 de março seria o aniversário do escritor e jornalista colombiano, Gabriel Garcia Marques, um dos principais nomes do ramo intelectual da América Latina, que nasceu no dia 6 de março de 1927, em Aracataca. Conquistou o prêmio Nobel da Literatura e diversos fãs com seus livros “Cem Anos de Solidão” (1967) e “Amor nos Tempos de Cólera” (1985).

Marques morreu em 17 de abril de 2014 na Cidade do México, aos 87 anos, vítima de uma pneumonia.

Outros aniversariantes do dia, foram o cantor britânico Richard David Court (50), conhecido como Ritchie e voz por trás dos sucessos brasileiros “Menina Veneno”, “A Vida Tem Dessas Coisas” e “Casanova”, e o ex-jogador de basquete Shaquille Rashaun O’Neal, que completou 50 anos.

Saiba mais sobre esses fatos curiosos de 6 de março com o jornalista da Rádio Mix Blumenau, Stêvão Limana:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *