Reprodução

QUADRO GUSTAVO SIQUEIRA | Sueli Petry e a história das mulheres em Blumenau

Março chegou e trouxe o mês das mulheres. Para comemorar esta data, o colunista Gustavo Siqueira conversou com a historiadora e pesquisadora de Blumenau, Sueli Petry, uma das maiores referências sobre a história da cidade e do Arquivo Municipal de Blumenau.

Sueli é graduada em História pela Universidade do Vale do Itajaí, pós-graduada em História Social e mestre em História do Brasil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Sempre teve interesse por história e por fazer parte da construção das memórias de Blumenau, conquistando muitos feitos ao longo da sua carreira.

“Eu quero ser diferente, sempre mentalizei isso. Então, fica a dica para todas as mulheres, temos que nos programar e ter claros os seus objetos. Eu fiz isso porque eu quero vencer”, comenta.

A historiadora fala sobre a importância das mulheres em Blumenau e seu papel no desenvolvimento da cidade, mulheres que contribuíram para a economia, que deram seu suor e trabalharam nas mais diversas áreas para progredir.

“Quando nós falamos das mulheres blumenauenses, temos muitas mulheres que estiveram nos bastidores, tantas áreas em desenvolvimento cultural, econômico e social de Blumenau. Sempre teve a presença da mulher, que está ali atuando como grande incentivadora ou está se doando para que tenhamos sucesso. Hoje em dia temos tantas mulheres atuando na área da educação e política, que estão presentes e ainda fazem história”, ressalta.

Com toda esta sabedoria, Sueli deu entrada na sua aposentadoria ao completar 50 anos de dedicação ao Arquivo Municipal. Ela contou alguns momentos importantes da carreira para o nosso Gustavo Siqueira. Confira abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *