Cerca de 220 câmeras inteligentes serão usadas na Oktoberfest deste ano para ajudar na segurança de quem passa pela festa, esse número representa 20% a mais que na última edição. Segundo a Prefeitura de Blumenau, o evento deve atrair mais de 600 mil pessoas.
Cinquenta destas câmeras possuem tecnologia de reconhecimento facial avançada, capazes de identificar pessoas não apenas pelo rosto, mas também pela cor da roupa, acessórios, gênero, idade e outras características. Esse sistema permite o reconhecimento simultâneo de até 32 rostos, auxiliando na identificação e busca de pessoas, além de evitar furtos e roubos durante a festa.
Além disso, os seguranças contratados pela organização da festa usarão câmeras no uniforme, que auxiliam a monitorar o movimento e esclarecer qualquer tipo de ocorrência.
Botões de emergência
Uma das novidades da 38ª edição da festa são os Botões de Pânico instalados nos banheiros exclusivos para pessoas com deficiência, proporcionando uma resposta rápida em situações de emergência.
Forças de segurança
A Polícia Militar terá um efetivo de 290 policiais atuando diretamente na festa, empregando diversas modalidades de policiamento ostensivo, incluindo patrulhas a pé, motocicletas, viaturas, drones, cães e policiamento tático. Além disso, os desfiles da festa contarão com a presença policial, garantindo a segurança tanto dentro quanto fora dos pavilhões. Os policiais também estarão presentes nos terminais urbanos e rodoviário, mantendo a segurança nas áreas circundantes da Vila Germânica.
Como ocorre todos os anos, a Polícia Civil estará presente durante todos os dias do evento para registrar boletins de ocorrência, autuar em flagrante os autores de crimes ocorridos no interior da festa e gerenciar objetos achados e perdidos.
Outra novidade deste ano é a utilização de um Sistema Biométrico em complemento ao sistema de identificação facial, permitindo uma identificação ainda mais precisa das pessoas.