A empresa Meta, responsável pelo Facebook, WhatsApp e Instagram, lançou nesta semana o aplicativo ‘Threads’, projetado para competir com o Twitter. O aplicativo já está disponível nas lojas de aplicativos IOS e Android.
O aplicativo conquistou milhões de usuários em poucas horas da disponibilização, incluindo celebridades e políticos. Embora tenha sido lançado como um aplicativo autônomo, a plataforma é integrada ao Instagram, então os usuários podem fazer login usando as credenciais dessa rede e seguir as mesmas contas.
O aplicativo está disponível em mais de 100 países e permite postagens de texto curtas, mas não inclui recursos de mensagens diretas.

A ideia é desenvolver uma rede social descentralizada e independente, onde os usuários possam compartilhar mensagens em tempo real, de forma semelhante como o Twitter. O lançamento do ‘Threads’ ocorreu em um momento de incerteza para o aplicativo concorrente, após a aquisição da empresa pelo proprietário da Tesla, Elon Musk, e a implementação de mudanças e limitações no acesso aos recursos da plataforma.
Com a chegada do ‘Threads’, a Meta pretende oferecer uma alternativa ao Twitter e proporcionar uma experiência menos tóxica para os usuários. O aplicativo registrou 10 milhões de inscrições em apenas sete horas após o lançamento.