Foto: Canva

Blumenau aprova lei que reserva vagas preferenciais para pessoas com fibromialgia nos estacionamentos

Entrou em vigor a lei nº 9.349 em Blumenau, que garante vagas preferenciais para pessoas com fibromialgia nos estacionamentos privados. Os estabelecimentos com vagas preferenciais para pessoas com deficiência serão obrigados a destinar vagas para pessoas diagnosticadas com fibromialgia. Essas vagas poderão ser compartilhadas com as vagas para pessoas com deficiência, mas será necessário sinalizá-las com o símbolo mundial da fibromialgia.

As vagas devem ser de fácil acesso e comportar um veículo de tamanho médio. No entanto, é importante destacar que a lei trata apenas da reserva preferencial das vagas e não da gratuidade, que fica a critério do administrador do estacionamento.

Além disso, a Prefeitura de Blumenau emitiu uma carteira de identificação para pessoas com fibromialgia, facilitando a prioridade no atendimento em repartições públicas e estabelecimentos comerciais.

Fibromialgia

A fibromialgia é uma condição que causa dores em todo o corpo, fadiga, distúrbios do sono e outros sintomas, podendo durar mais de três meses e não tem cura. A síndrome afeta pessoas de todas as idades, sendo mais comum em mulheres entre 30 e 60 anos.

Segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Reumatologia, a doença afeta cerca de 2,5% da população mundial. “Pessoas com fibromialgia têm dificuldade de locomoção, principalmente, em momentos de crise. O projeto, somado a outras iniciativas e leis, vem para trazer qualidade de vida para estes cidadãos”, avalia a presidente da Associação Catarinense de Pessoas com Fibromialgia e Amigos (ACPFA), Cléia Aparecida Clemente Giosole.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *