Foto: Mariana Girardi/SMC

Blumenau se prepara para comemorar os 200 anos da imigração alemã no Brasil; saiba mais

O presidente do Conselho Municipal da Promoção e Difusão da Cultura Alemã (CMPDCA) e secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Sylvio Zimmermann Neto, coordenou na manhã de sexta-feira, 24, a primeira reunião centralizada para organizar a programação e a agenda dos 200 anos da imigração alemã.

Até o momento, a comissão da organização deu início ao preparo da agenda de trabalho e elaboração da programação dos eventos. As celebrações ocorrerão ao longo de 2024, cuja data oficial da imigração foi fixada no dia 25 de julho.

Essa comemoração é importante, porque a vinda dos imigrantes moldou a cultura de muitas regiões brasileiras, como a de Santa Catarina. “Constitui um momento propício para fortalecer os vínculos com a Alemanha contemporânea, impulsionando as relações internacionais entre entidades e indivíduos”, comenta Sylvio.

Identidade

Os primeiros colonizadores se estabeleceram no Sudeste e Sul do país a partir de 1824. Esses novos moradores contribuíram para o desenvolvimento, seja nas áreas da agricultura, indústria, educação ou ciência.

Trouxeram também técnicas avançadas de cultivo, introduzindo novas culturas e impulsionaram a produção agrícola. Além disso, a herança cultural alemã influenciou a arquitetura, música, culinária, política e os mais variados setores locais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *