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Brasil ocupa 39º lugar em ranking global de habilidades de leitura de crianças segundo dados do Pirls

O Brasil ocupa o 39º lugar em um ranking de habilidades de leitura entre crianças, segundo os resultados do Pirls 2021 (Progress in International Reading Literacy Study). Na pesquisa, foram avaliados alunos do 4º ano do ensino fundamental, entre 9 e 10 anos, de 43 países e foi a primeira vez que o Brasil participou dessa avaliação.

Com o exame, é verificado a capacidade das crianças de compreender textos, estabelecer conexões e desenvolver um senso crítico a respeito de um conteúdo.

Os dados divulgados foram coletados a partir de 400 mil estudantes de 43 países entre outubro de 2020 a julho de 2022, devido à pandemia e as restrições no funcionamento das escolas. No Brasil, a participação dos estudantes ocorreu no final de 2021 e os resultados mostraram que apenas 13% dos estudantes brasileiros foram classificados como capazes, enquanto 38% não dominam as habilidades básicas de leitura.

Especialistas destacam a necessidade de melhorias na educação do país e ressaltam os impactos da pandemia, como o fechamento das escolas e o acesso precário ao ensino remoto.

No ranking geral, o Brasil ficou abaixo da média, com 419 pontos, e atrás de nações como Turquia (496), Azerbaijão (440), Uzbequistão (437) e Omã (429), ficando abaixo da média, que é de 500 pontos. Singapura, Hong Kong, Rússia, Inglaterra e Finlândia alcançaram os melhores desempenhos.

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