Nos últimos meses, foi registrado um crescimento de um golpe financeiro que promete ganhos fáceis e rápidos através da avaliação de restaurantes nas redes sociais. Até agosto deste ano, foram registrados cerca de 55 mil casos só em Minas Gerais.
A estratégia empregada pelos criminosos envolve um esquema de pirâmide financeira, onde as vítimas são pressionadas a investir dinheiro para obter retornos elevados e recrutar novos participantes.
O golpe começa quando os criminosos obtêm o número de telefone da vítima e enviam mensagens oferecendo oportunidades de ganho fácil. Essas oportunidades geralmente envolvem a promessa de pagamento por avaliações positivas de restaurantes, com valores atrativos, como R$ 18 por avaliação. Ou é feita uma proposta para curtir vídeos do Tiktok.
Embora as vítimas possam inicialmente receber dinheiro pelas avaliações, muitas acabam perdendo dinheiro à medida que são pressionadas a investir mais.
Esse tipo de crime é considerado estelionato e pode resultar em pena de até cinco anos de prisão, além de multas.
Como denunciar
Caso você seja vítima desse tipo de crime, é importante não apagar nenhuma mensagem do golpista, uma vez que elas podem servir como prova.
Entre em contato com a instituição financeira de onde partiu a transferência PIX e solicite o bloqueio do dinheiro na conta de destino, caso suspeite de atividade fraudulenta.
Registre um Boletim de Ocorrência (B.O) do golpe e inclua toda a documentação, bem como o protocolo do bloqueio do PIX. A denúncia pode ser feita através de canais digitais, como aplicativos ou telefone do banco. Documente o golpe, capturando imagens da tela que exibam as conversas e as transações financeiras.
Tendências de golpes no Brasil
Um estudo recente destacou que os brasileiros sofreram cerca de 1,7 milhão de golpes financeiros via PIX em 2022. Quatro em cada 10 brasileiros foram alvos de alguma tentativa de golpe ao usar esse meio de pagamento. O estudo também revelou que nove em cada 10 vítimas do golpe do PIX não conseguiram recuperar o dinheiro perdido. Portanto, a prevenção e a denúncia são cruciais na luta contra esses golpes financeiros.
A pesquisa foi conduzida pela fintech de proteção financeira digital Silverguard e concluída em agosto de 2023.