Na terça-feira, 24, dois homens foram presos transportando ilegalmente vinte aves silvestres da espécie Trinca-Ferro no porta-malas de um carro, na BR-470 em Blumenau Os pássaros estavam em gaiolas improvisadas feitas com caixas de sapatos.
Esta é a quarta vez em menos de dois meses que essa mesma dupla foi flagrada pela Polícia Rodoviária Federal cometendo o mesmo crime na mesma rodovia. As outras três ocorrências foram registradas no dia 28 de agosto, quando foram flagrados com 19 aves, no dia 4 de setembro, com 21 aves e no dia 16 de setembro, com 18 aves.
As aves, caçadas ilegalmente e protegidas por lei, ficarão sob os cuidados do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Blumenau para posterior reintegração à natureza.
Os dois homens, ambos com 36 anos e moradores de Itajaí, vão responder, mais uma vez, a Termo Circunstanciado pelo crime de apanhar e transportar espécimes da flora silvestre. O crime, previsto no artigo 29 da Lei 9.605/98, é considerado de menor poder ofensivo e prevê detenção de seis meses a um ano após a condenação judicial.