Parte importante da história de Blumenau foi digitalizada. Todas as edições do jornal “Der Urwaldsbote”, ou “O Mensageiro da Floresta”, estão agora disponíveis para consulta no Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, na rua das palmeiras. O periódico circulou entre 1893 e 1941.
A publicação substituiu o Jornal Immigrant, que encerrou as atividades em 1893, e em 18 de julho do mesmo ano foi adquirido pelo pastor Hermann Faulhaber e, inicialmente, a publicação teve orientação exclusivamente religiosa. Era porta-voz dos anseios e interesses das comunidades evangélicas da cidade.
Com o retorno do pastor Faulhaber à Alemanha, o jornal passou a ser conduzido pelo bacharel em direito e jornalista Eugen Fouquet, imigrante alemão, que manteve intensa atuação política, inclusive como conselheiro municipal. Em artigos ele defendia a manutenção dos valores e costumes dos conterrâneos e estimulava a participação da população germânica na política brasileira.
“Ao tornar esses documentos disponíveis digitalmente, estamos preservando o passado e garantindo que as gerações futuras tenham acesso às ricas informações. Esse jornal contém informações valiosas sobre eventos passados, histórias locais, sobre a nossa cultura e sociedade e este formato permite a realização de mais consultas e pesquisas”, destaca o secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Sylvio Zimmermann Neto.
Algumas edições do jornal podem ser lidas também na página da Hemeroteca Digital Brasileira. Com a conclusão desse trabalho, todos os jornais impressos sob os cuidados da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais estão disponíveis no formato digital.