Foto: Canva / Reprodução

Festival Literário de Pomerode que conecta a literatura brasileira com a expressão alemã começa hoje

Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil, se prepara para receber um evento literário inovador que une culturas através das páginas dos livros. O festival que oferece uma série de atrações e oficinas, abrangendo todas as idades e tipos de amantes da literatura, começa hoje, 9, e segue até domingo, dia 13 de agosto.

O Festival Literário Internacional de Pomerode, ou FLIPomerode, chega à sua primeira edição com o objetivo de conectar a literatura brasileira à expressão alemã. A coordenadora geral do FLIPomerode, Edilma Lemanhê, ressalta a importância desse evento para a promoção da literatura e do encontro de leitores de diferentes níveis e faixas etárias.

“Essa temática foi escolhida, primeiro porque Pomerode é a cidade mais alemã do Brasil, e também porque a literatura de forma geral é extremamente importante para o desenvolvimento do ser humano, seja na área do trabalho ou na vida pessoal. É através, muitas vezes, da leitura que muitas coisas na nossa subjetividade são melhor entendidas. E por isso, esse diálogo é entre a literatura alemã e a literatura brasileira”, explica.

Com um cronograma que se estende por cinco dias, o festival oferece sessões de autógrafos, oficinas de escrita, exposições de arte, livrarias e espaços para expositores. “Essa é a primeira edição de muitas. Já está sendo sucesso de agendamento com as escolas, em que temos quase quatro mil alunos já confirmados para a programação diurna. E a gente está super confiante de que teremos uma boa aceitação à cidade como todo”, acredita.

Escritores internacionais

Foto: FLIPomerode
Foto: FLIPomerode

O festival reúne nomes renomados da literatura nacional e internacional, proporcionando aos participantes a oportunidade de se envolverem com os principais escritores da área.

Um dos pontos altos do evento é a presença de Sylk Schneider, escritor e pesquisador alemão. No sábado, ele participará de uma mesa de debate ao lado do Marcelo Backes, um doutor em Germanística e Romanística pela Universidade de Friburgo em Brisgóvia, Alemanha. Juntos, eles vão explorar a relação da natureza com a vida e a obra de Johann Wolfgang von Goethe, ícone da literatura internacional.

Uljana Wolf, poeta e tradutora alemã, é outro destaque do evento. Com mais de 20 prêmios literários em sua carreira, ela vai participar de uma discussão sobre poesia e tradução, juntamente com o poeta e tradutor brasileiro Paulo Henriques Britto.

Programação

O Festival acontece no Centro Cultural de Pomerode (R. Hermann Weege, 91-103 – Centro, Pomerode) e a entrada é gratuita. A programação é livre para todas as faixas etárias e reúne sessões de autógrafos, oficinas de escrita, exposições de arte, livrarias e expositores.

Para se inscrever e ficar por dentro de todas as atividades, acesse www.flipomerode.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *