Pela primeira vez Blumenau tem uma vereadora negra, Lucelma Amâncio Damásio Baldi (Podemos), que assumiu na última terça-feira, 2, o lugar que originalmente era de Marcelo Lanzarin. Essa vaga estava sendo ocupada pela suplente Leize Moritz.
Lucelma é a quinta suplente do mesmo partido do prefeito Mário Hildebrandt a assumir na atual Legislatura, obtendo 340 votos em 2020. Ela se tornou a primeira mulher negra a assumir uma cadeira na Câmara. Romário Conceição Badia e Lenilso Silva (PT) foram os primeiros negros no parlamento de Blumenau, somenando três negros em cerca de 150 anos de funcionamento.
No primeiro pronunciamento, a vereadora destacou Antonieta de Barros, primeira mulher negra eleita no país, e também Maria do Carmo Carl, primeira mulher eleita vereadora em Blumenau.
Lucelma é técnica de enfermagem e já trabalhou nos hospitais Santa Catarina e Santo Antônio em Blumenau, foi presidente da Associação de Moradores da Vila Jensen e gerente de regularização fundiária da Prefeitura. Atualmente atua na Gerência do CRAS, Centro de Referência da Assistência Social.