Lucelma Baldi - Foto: Reprodução / Câmara de Vereadores

Lucelma Baldi se torna a primeira vereadora negra de Blumenau ao assumir uma vaga na Câmara de Vereadores

Pela primeira vez Blumenau tem uma vereadora negra, Lucelma  Amâncio Damásio Baldi (Podemos), que assumiu na última terça-feira, 2, o lugar que originalmente era de Marcelo Lanzarin. Essa vaga estava sendo ocupada pela suplente Leize Moritz.

Lucelma é a quinta suplente do mesmo partido do prefeito Mário Hildebrandt a assumir na atual Legislatura, obtendo 340 votos em 2020. Ela se tornou a primeira mulher negra a assumir uma cadeira na Câmara. Romário Conceição Badia e Lenilso Silva (PT) foram os primeiros negros no parlamento de Blumenau, somenando três negros em cerca de 150 anos de funcionamento.

No primeiro pronunciamento, a vereadora destacou Antonieta de Barros, primeira mulher negra eleita no país, e também Maria do Carmo Carl, primeira mulher eleita vereadora em Blumenau.

Lucelma Baldi - Foto: Reprodução / Câmara de Vereadores
Lucelma Baldi – Foto: Reprodução / Câmara de Vereadores

Lucelma é técnica de enfermagem e já trabalhou nos hospitais Santa Catarina e Santo Antônio em Blumenau, foi presidente da Associação de Moradores da Vila Jensen e gerente de regularização fundiária da Prefeitura. Atualmente atua na Gerência do CRAS, Centro de Referência da Assistência Social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *