O excesso de velocidade nas rodovias federais catarinenses chamou a atenção da Polícia Rodoviária Federal no último fim de semana.
Entre sexta-feira e domingo, a fiscalização de excesso de velocidade nas BRs flagrou 1.152 motoristas acima do limite permitido, sendo grande parte deles veículos pesados, como caminhões.
O inspetor Adriano Fiamoncini destaca que trafegar acima da velocidade máxima permitida, que é de 80 ou 90 quilômetros por hora para esse tipo de veículo, dependendo do trecho, aumenta muito os riscos de acidentes graves.
“Isso é particularmente preocupante, porque o peso da carga o caminhão leva muito mais tempo para conseguir parar e frear, tempo e espaço, então aumenta muito as chances de acidentes graves. É um motorista profissional que está ali transportando uma carga muitas vezes perigosa, então para eles é muito mais grave o excesso de velocidade do que para um automóvel pequeno e leve, que tem mais facilidade de parar ou desviar de algo à sua frente”, explica o inspetor.
Todos os motoristas foram autuados e terão que pagar a multa que varia de média a gravíssima, dependendo do limite de velocidade ultrapassado, cujos valores são de R$ 130,16 a R$ 880,41.