O Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, chegou nesta quarta-feira, 11, em Blumenau para avaliar os estragos provocados pelas intensas chuvas e enchentes que atingiram Santa Catarina na última semana. Além dele, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, também integra a comitiva.
Eles vão se reunir com o prefeito Mário Hildebrandt pela manhã e, à tarde, seguirão para as cidades de Taió e Rio do Sul, duas das mais afetadas pela tragédia. As áreas mais atingidas vão ser sobrevoadas para ter uma visão direta dos estragos e discutir medidas de auxílio e apoio com os líderes locais.
Na terça-feira, 10, o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional publicou uma portaria reconhecendo a emergência em 82 municípios catarinenses afetados pelas fortes chuvas. Essa medida permite que as prefeituras solicitem recursos ao governo federal para ações de defesa civil, incluindo o restabelecimento de serviços essenciais, desobstrução de ruas, infraestrutura e moradias destruídas pelo desastre.
Os ministros também terão reuniões fechadas com os prefeitos da região, bem como uma coletiva de imprensa para compartilhar as atualizações sobre as ações do governo federal em resposta às enchentes.
Além dos dois, o Ministro do Turismo, Celso Sabino, também está em Santa Catarina. Ele irá assinar um convênio de 50 milhões de reais, um evento que estava programado antes das enchentes e que aconteceu a convite da deputada Ana Paula Lima. O convênio visa apoiar iniciativas no estado, incluindo aquelas afetadas pela tragédia recente.