Na história da televisão brasileira ia ao ar pela primeira vez, em 13 de março de 1977, o programa humorístico “Os Trapalhões” pela Rede Globo, marcando a vida de milhares de brasileiros.
A produção era transmitida aos domingos e se tornou um fenômeno de popularidade e audiência no país, entrando no Guinness Book, como o programa humorístico de maior duração da televisão, com trinta anos de exibição.
O time de Os Trapalhões era formado pelo quarteto Didi, Dedé, Mussum e Zacarias. Fora da televisão, os integrantes também realizaram mais de 20 filmes, alguns deles entre as maiores bilheterias do cinema brasileiro. O grupo já tinha feito sucesso na televisão e no cinema desde meados da década de 1960.
Em 2017, a Globo, em uma parceria com o Canal Viva produziu uma nova versão do programa, agora com seis trapalhões. Além de Didi e Dedé, o programa apresenta os sobrinhos dos trapalhões originais: Didico, Dedeco, Mussa e Zaca. No entanto, sem repetir o sucesso da versão original, foi cancelado no mesmo ano devido a baixa audiência.
Papa Francisco completa 10 anos de pontificado na Igreja Católica
Hoje completam-se 10 anos desde a nomeação de Jorge Mario Bergoglio como Papa Francisco, no Vaticano. Ele assumiu o cargo mais alto da Igreja Católica em 13 de março de 2013, sucedendo ao Papa Bento XVI.
É o papa de número 266 e Chefe de Estado da Cidade Estado do Vaticano. Nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 17 de dezembro de 1936, e se tornou o primeiro papa nascido na América, o primeiro pontífice do hemisfério sul, o primeiro papa a utilizar o nome de Francisco e o primeiro pontífice não europeu em mais de 1.200 anos.
4 anos do massacre de Suzano
Hoje, 13 de março, também acontecia em 2019, o triste massacre de Suzano, Massacre na região metropolitana de São Paulo, em que dois ex-alunos invadiram a Escola Estadual Professor Raul Brasil e mataram cinco estudantes e duas funcionárias da instituição, e deixou onze estudantes feridos.
O ataque durou cerca de 20 minutos, e após o atentado, um dos autores matou o comparsa e se suicidou em seguida.
Vencedores do Óscar
A 95ª cerimônia do Oscar, que ocorreu na noite de ontem, 12 de março, consagrou o filme de ficção científica “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, como o grande vencedor de 2023, ganhando sete dos 11 prêmios indicados. Entre as categorias em que foi vencedor, estão o de melhor filme e o de melhor produção.
O segundo filme mais premiado foi o drama “Nada de Novo no Front”, sobre a Primeira Guerra Mundial, que ficou com quatro prêmios, entre eles o de melhor filme estrangeiro e o de melhor fotografia.
O Óscar de melhor ator foi para Brendan Fraser, pelo filme “A Baleia”, ainda em cartaz nos cinemas.
Saiba mais sobre esses fatos curiosos de 13 de março com o jornalista da Rádio Mix Blumenau, Stêvão Limana: