Hoje, dia 21 de junho, marca o solstício de junho, o que significa o início do inverno no hemisfério sul. Neste dia, temos a noite mais longa e o dia mais curto do ano. Além disso, alguns fatos também marcam essa data na história do Brasil e do mundo, confira a lista:
1633 – O cientista italiano Galileo Galilei foi condenado pela Inquisição por heresia devido à defesa da visão copernicana do mundo, que afirmava que a Terra e outros planetas orbitam ao redor do Sol.
1933 – Adolf Hitler proibiu a existência de partidos não nazistas na Alemanha.
1948 – A Columbia Records apresentou o LP (Long Play) em um evento no Hotel Waldorf-Astoria, em Nova York. O LP, também conhecido como disco de vinil, substituiu os discos de 78 rotações por minuto.
1968 – Ocorreu a chamada Sexta-feira Sangrenta, uma repressão a um protesto estudantil no Rio de Janeiro, resultando em três mortos de acordo com a versão oficial, ou 28 mortos segundo o Centro de Documentação de História Contemporânea da Fundação Getulio Vargas.
1970 – A Seleção Brasileira de Futebol conquistou o tricampeonato mundial no México, vencendo a Tchecoslováquia, Inglaterra, Romênia, Peru, Uruguai e, na final, derrotou a Itália por 4 a 1. Essa equipe entrou para a história como uma das melhores de todos os tempos e a Copa do Mundo também foi marcada por ser a primeira a ser transmitida a cores e via satélite para o mundo todo.
Aniversariantes
1839 – Machado de Assis, um dos mais importantes escritores do país, autor de obras como “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Dom Casmurro”. Ele faleceu em 1908 aos 69 anos.
1905 – Jean-Paul Sartre, filósofo e dramaturgo francês, que faleceu em 1980 aos 74 anos.
1919 – Nélson Gonçalves, cantor brasileiro, que faleceu em 1998 aos 79 anos.
1955 – Michel Platini, ex-futebolista e dirigente esportivo francês, que completa 68 anos.
1985 – Lana Del Rey, cantora estadunidense, que completa 38 anos.