Nesta quinta-feira, 28, morreu o ator irlandês Michael John Gambon, aos 82 anos. Ele interpretou o poderoso e carismático mago Albus Dumbledore ( Alvo Dumbledore ) na série de filmes Harry Potter.
Segundo um comunicado da família, o ator teria sofrido uma crise de pneumonia, e faleceu no hospital ao lado da esposa, Anne, e do filho, Fergus. “Amado marido e pai, Michael morreu pacificamente no hospital com a mulher, Anne, e o filho, Fergus, ao lado dele, após uma crise de pneumonia. Pedimos que respeitem nossa privacidade nesse momento doloroso e agradecemos pelas mensagens de apoio e amor”, explica a nota.
Nascido em Dublin, Irlanda, ele se mudou para Londres, Inglaterra, aos seis anos de idade. Começou a atuar nos anos 60 e trabalhou nos palcos de Dublin antes de se destacar como um ator talentoso na Inglaterra. Além de seu sucesso nos palcos, Michael Gambon também brilhou no cinema e na televisão.
Ele ficou especialmente conhecido por aceitar o papel de Albus Dumbledore na série Harry Potter, sucedendo o falecido Richard Harris a partir do terceiro filme da saga. Sua interpretação do diretor de Hogwarts conquistou o coração dos fãs em todo o mundo.
Em 1999, em reconhecimento a suas contribuições para o teatro, Gambon foi agraciado com o título de Cavaleiro pela Rainha Elizabeth II.
Prêmios e indicações
– Melhor Ator pela Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films em “Toys” (1992)
– Vencedor do BAFTA Awards nos anos 1987, 2000, 2001 e 2002
– Nomeado para o Broadcast Film Critics Association Awards por “The Life Aquatic with Steve Zissou” (2004)
– Ganhador do Broadcasting Press Guild Awards por “The Singing Detective” (1986)
– Indicado ao Emmy Awards por “Path to War” (2002)
– Vencedor do Florida Film Critics Circle Awards por “Gosford Park” (2001)
– Nomeado ao Globo de Ouro de Melhor Ator por “Path to War” (2002)
– Vencedor do SAG Awards de Melhor Elenco por “Gosford Park” (2001)