Nesta terça-feira, 28, foi apresentada a nova identidade visual da cidade. O trabalho foi desenvolvido pela equipe do Sebrae e coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo da Prefeitura.
O conceito resulta do uso das letras B, L e U em cores vibrantes e formas diferentes. As letras referenciam o apelido da cidade.
A criação da marca faz parte do projeto “place branding”, coordenado pelo Sebrae e tem a intenção de gerar percepções sobre a cidade, construindo uma relação entre as pessoas e o lugar. Será usada para divulgar Blumenau, mas também terá outras aplicações possíveis, como inspirar o desenho de mobiliário urbano.
A nova identidade será disseminada e aplicada em vários locais e ações do município, desde desde cartões de visita, presentes, souvenirs, ofícios, até empreendimentos. “É o nome de Blumenau sendo levado de maneira integrada entre todas as esferas da sociedade, com traços da nossa história e todas as nossas referências”, afirma o prefeito Mário Hildebrandt.
De acordo com Gisele Simões, coordenadora da criação da nova identidade visual, entre as inspirações estão o modernismo da Escola de Arte Alemã Bauhaus e elementos da arquitetura de Blumenau, como o estilo Enxaimel e a Ponte dos Arcos.
Com relação às cores, possui uma paleta que remete aos eixos que fazem referência a Blumenau. O negócio ficou com a cor azul, inovação no amarelo, experiências no vermelho e bem-estar com o verde. Cada cor gera uma forma diferente de aplicação.
A marca ainda brinca com a pronúncia “Plumenau”, comum entre os descendentes de imigrantes alemães. A letra L do “Blu” é, na verdade, formada pelo vazio sob um P virado ao contrário. O manifesto da marca fala em reposicionar a cidade como um destino de inovação e modernidade. A palavra “transformação” é usada como âncora.
“A marca não é da prefeitura, não é de empresas e entidades, e sim da população. A exemplo de grandes cidades como Berlin, Porto e Barcelona, Blumenau dá mais um passo para se posicionar no cenário turístico e econômico do Brasil e do exterior”, declara o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Felipe Rodrigues.
Repercussão negativa
Apesar de tentar transmitir um conceito inovador e diferente à cidade, muitos blumenauenses se mostraram contrários ao novo conceito. Nosso jornalista da bancada da Rádio Mix, Pancho, não gostou da proposta.
“Infelizmente o que a gente vê hoje é que a população não vai se apropriar dessa marca. Ela não entendeu essa marca, aliás, eu não entendi. Ninguém consegue ler Blu e eu não vi nenhuma pessoa defendendo a marca. Infelizmente ninguém vai adotar”, comenta.
Na publicação da nova marca nas redes sociais da Prefeitura, muitos comentários são negativos e giram em torno da dificuldade no entendimento da marca.