Durante o Congresso de Municípios, Associações e Consórcios, promovido pela FECAM nesta quarta-feira, 27, a empresa catarinense IPM Sistemas divulgou uma tecnologia inovadora que poderia revolucionar a medicina preventiva.
Trata-se da DARA, uma inteligência artificial que utiliza dados provenientes de unidades de pronto atendimento, postos de saúde e hospitais para antecipar, em meses, a informação de que uma pessoa está propensa a ter um infarto ou um AVC. Ela analisa milhões de parâmetros, identificando situações invisíveis aos olhos humanos, fornecendo ao médico subsídios para a definição de um plano de tratamento ou prevenção personalizado para cada paciente.
Lúcia Méz, gerente de tecnologia e inovação da IPM Sistemas, que também é engenheira biomédica, compartilhou os detalhes dessa inovação durante o evento. “É uma assistente virtual que compreende a população do jeito que ela se comunica, trazendo inovação pioneira para Santa Catarina. É uma solução disruptiva que promete mudar a forma como se faz gestão pública, economizando recursos, melhorando o atendimento e aplicando políticas públicas onde elas devem estar, seja na educação, saúde ou qualquer outra área.”
Além de antecipar riscos de infarto e AVC, a inteligência artificial desenvolvida pela IPM Sistemas também prevê o prognóstico de diabetes com até três anos de antecedência.