Foto: Reprodução / Canva

Procedimentos padronizados para o resgate de animais silvestres são estabelecidos em Santa Catarina

A Polícia Militar Ambiental (PMA), o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) estabeleceram uma cooperação para o resgate de animais em Santa Catarina.

O principal objetivo dessa parceria é estabelecer procedimentos padronizados para o atendimento e destino dos animais da fauna silvestre no estado.

De acordo com o acordo, a Polícia Militar Ambiental será responsável pelo resgate de animais silvestres nativos, mas o serviço só será executado quando o IMA – Instituto do Meio Ambiente, indicar o local apropriado para encaminhamento dos animais.

Já o Corpo de Bombeiros Militar terá a atribuição de resgatar animais silvestres peçonhentos, como serpentes, escorpiões, aranhas, entre outros.

Para solicitar o resgate de animais silvestres doentes ou feridos, os cidadãos podem acionar a Polícia Militar pelo telefone 190 ou pelo aplicativo PMSC Cidadão. Já em ocorrências relacionadas a animais peçonhentos, é necessário entrar em contato com o Corpo de Bombeiros Militar pelo número 193.

Grupo de resgate

Outra novidade é a criação de um grupo de trabalho de resgate formado pelos três órgãos. A ideia é alinhar e aprimorar continuamente as ações de resgate, elaborando protocolos e procedimentos para a padronização de ações e informações de resgate de animais silvestres.

Esse grupo também vai divulgar materiais de educação a respeito do resgate de animais silvestres e ensinar sobre o convívio pacífico com eles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *