Foto: Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Deinp)

Programa para evitar fraudes e falsificações em produtos de origem animal é implantado pela Cidasc

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) comandou mais de 400 ações fiscais para identificar possíveis fraudes em produtos de origem animal em Santa Catarina. Essas ações são aplicadas para garantir a proteção dos consumidores.

Com o novo controle é possível identificar fraudes e falsificações nos produtos de origem animal, implementar ações para combater sua ocorrência, garantir o fornecimento de alimentos inócuos (aqueles ausentes de contaminantes biológicos, químicos e físicos, que podem causar prejuízos à saúde), e promover desta forma a proteção da saúde dos consumidores.

A médica veterinária Alexandra Reali Olmos, coordenadora do Programa de Combate à Fraude e Falsificações de Produtos de Origem Animal, executado pelo Departamento Estadual de Inspeção (Deinp) da Cidasc, explica que a implantação do Programa veio contribuir e amparar os trabalhos realizados pelos médicos veterinários do Serviço de Inspeção Estadual.

“O programa consiste na aplicação de um checklist específico durante a fiscalização e inspeção rotineira nas agroindústrias para verificação de possíveis desvios na produção. Então, são analisados itens relacionados aos processos produtivos de carnes, leites, pescados, ovos e mel, e todos os derivados desses alimentos”, esclarece.

A nomenclatura do produto, os ingredientes, as quantidades utilizadas, os processos envolvidos na fabricação, temperatura de conservação e embalagem adequada são alguns dos pontos analisados e que permitem ao médico veterinário oficial da Cidasc identificar a presença precoce de qualquer desvio que necessite correção imediata ou adequação.

Segundo Alexandra Olmos, os dados oficiais gerados mensalmente com essa aplicação do checklist são compilados e divulgados internamente aos veterinários do serviço de inspeção estadual para então direcionar as ações fiscais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *