Angoulême - Foto: Google Maps

Restrição inusitada: cidade francesa proíbe pessoas de ficarem paradas no centro

A cidade de Angoulême, localizada no oeste da França, emitiu um decreto municipal proibindo qualquer pessoa de ficar parada nas ruas do centro. Essa “ocupação abusiva” do espaço público pode resultar em multa de 35 euros (cerca de R$ 190,00).

Além disso, o decreto também proíbe sentar ou deitar nas ruas quando isso obstruir o trânsito de pedestres e o acesso aos prédios, bem como ficar de pé quando isso dificultar a circulação de pessoas e a segurança nas vias e espaços públicos.

O vice-prefeito da cidade, Jean-Philippe Pousset, um dos signatários do decreto, justificou a medida afirmando que grupos parados no centro da cidade são frequentemente um incômodo para os moradores. Esses indivíduos muitas vezes estão sob influência de álcool e atrapalham a circulação livre de pedestres.

A multa de 35 euros é aplicada na primeira vez que a proibição é infringida, e em caso de reincidência, o valor pode chegar a 150 euros (cerca de R$ 815). O decreto tem validade somente na cidade de Angoulême e foi publicado após protestos contra a violência policial na cidade.

Angoulême

Angoulême - Foto: Google Maps
Angoulême – Foto: Google Maps

A cidade de Angoulême, com pouco mais de 50 mil habitantes, é mundialmente conhecida por sediar um importante Festival de Quadrinhos, o que atrai turistas ao longo do ano para seu centro histórico.

* Com informações do G1 / RFI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *