Nesta quarta-feira, 27, é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos e o estado de Santa Catarina se tornou uma referência no assunto, ao apresentar números que comprovam o fato.
No primeiro semestre de 2023, Santa Catarina registrou uma média de 40 doações de órgãos por milhão de habitantes. Esse número é mais do que o dobro da média nacional, que foi de apenas 19 doações por milhão. Em contraste com a média nacional de 49%, a taxa de recusa familiar em Santa Catarina fica em 31%.
De janeiro a agosto de 2023, o estado realizou 1.137 transplantes, destacando a eficácia do sistema de saúde catarinense nessa área. Santa Catarina possui 69 instituições hospitalares que fazem parte do Sistema Estadual de Doação, com 28 delas envolvidas na realização de transplantes de órgãos e tecidos.
Entre os hospitais que mais se destacaram nas doações de órgãos está o Hospital Santa Isabel, em Blumenau.
“O serviço de captação de órgãos, coordenado pelo SC Transplantes, nos últimos 20 anos se transformou numa Política de Estado e ela tem dado essa performance para Santa Catarina entre os estados que mais captam órgãos do país. Isso é importante porque um doador pode salvar a vida de, pelo menos, dez pessoas que aguardam por transplantes de órgãos e tecidos”, destaca a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.
Quem pode doar
Qualquer pessoa pode se tornar um doador de órgãos e tecidos, não é necessário deixar nada por escrito, basta comunicar a família sobre o desejo da doação, uma vez que ela só acontece após autorização familiar.
Caso de Blumenau
A blumenauense Kelly Graf é embaixadora da Renalvida e foi diagnosticada com uma doença congênita nos rins aos 23 anos. Ela realizou o transplante de rim aos aos 34 anos e compartilhou sua jornada de superação e esperança, através do livro “A Vida com Vida”, inspirando não apenas pacientes renais, mas também todos que enfrentam desafios na vida.
O livro já está disponível nas livrarias de Blumenau e será lançado nesta quinta-feira, 28, em Florianópolis, na Livraria Catarinense do Beiramar Shopping. A renda arrecadada com a venda do livro será destinada à Renalvida.