Com mais de 551 mil toneladas colhidas entre 2022 e 2023, Santa Catarina continua na liderança quando o assunto é a safra da cebola. A quantidade que deve ser colhida nesta temporada representa o maior volume dos últimos anos e mantém o Estado na condição de maior produtor do país, responsável por 30% da produção nacional.
De acordo com o Boletim Agropecuário de fevereiro, publicado mensalmente pela EPAGRI, a elevação dessa estimativa foi liderada especialmente pelos novos números da região do Alto Vale do Itajaí.
A microrregião de Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, se caracteriza pela maior produção catarinense, com 46,56% da área plantada e deverá produzir 257.670 toneladas, equivalente a 46,75%. A segunda posição em área fica com a microrregião da Serra do Tabuleiro com a produção estimada de 82.420 toneladas, 14,95% da produção do Estado.
Os preços das hortaliças também é um destaque para os produtores catarinenses, uma vez que estão acima dos custos de produção.
De acordo com o mesmo boletim, o trigo também está com safra encerrada no território catarinense e a produção chegou a 38% acima do ciclo passado.
Saiba mais detalhes sobre esses fatos abaixo com o radialista e componente da bancada do Jornal da Mix, Sandro Becker: