Santa Catarina é líder no país em nível de ocupação e de empregados com carteira assinada. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 87% dos trabalhadores catarinenses possuem vínculo formal e 65% da população em idade de trabalhar está empregada, ambos os maiores percentuais do país.
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) mostrou um ligeiro aumento na taxa de desocupação no estado, que passou de 3,5% para 3,6% no terceiro trimestre. No Brasil, este índice é de 7,7%.
Santa Catarina também possui o menor percentual de desalentados no país, com 0,3%. O dado se refere às pessoas que estão fora da força de trabalho e estariam disponíveis para assumir um emprego, mas não tomaram providência para conseguir.
“Cada região contribui à sua maneira, mas os empregos estão sendo criados em todos os lados. Nessa semana, temos mais de 7 mil vagas de trabalho abertas no Sine. Isso é um sinal do dinamismo de Santa Catarina. O Governo está atuando para atrair cada vez mais investidores, oferecendo segurança jurídica para que eles possam prosperar, trazendo mais riquezas e desenvolvimento”, avaliou o secretário da indústria, do comércio e do serviço, Silvio Dreveck.
Para concorrer às vagas disponíveis pelo Sistema Nacional de Empregos (Sine) em Santa Catarina, os candidatos devem procurar uma das mais de 140 unidades do Sine no estado, levando seus documentos pessoais, como CPF, RG e carteira de trabalho.
Também é possível acompanhar as oportunidades pelo aplicativo para smartphones ou pelo site portal emprega brasil, acessando aqui.