No último fim de semana, ocorreu um naufrágio na costa sul de Santa Catarina, deixando oito pescadores desaparecidos. Felizmente, as equipes de resgate conseguiram encontrar seis dos tripulantes com vida. O sexto sobrevivente foi resgatado no início da noite de ontem, enquanto os outros cinco foram localizados na noite de sábado. Infelizmente, dois membros da tripulação ainda estão desaparecidos.
O sexto sobrevivente foi resgatado por um helicóptero e levado à base aérea de Florianópolis antes de ser transferido para o Hospital Celso Ramos. O capitão tenente Paiva Aguiar, piloto do segundo esquadrão de helicópteros, explicou que o sobrevivente estava a duzentos quilômetros da costa, agarrado a uma boia de sinalização de locais de pesca. Apesar de lúcido, ele apresentava sinais de desidratação e hipotermia.
As buscas pelos desaparecidos foram encerradas na noite de domingo e foram retomadas na segunda-feira, 19, pela manhã. Luiz Carlos Messias da Silva, um dos tripulantes resgatados no sábado, revelou que os dois homens que continuam desaparecidos pularam da embarcação antes do restante da tripulação. As equipes de busca estão concentrando seus esforços na área onde os cinco sobreviventes foram encontrados, cerca de 160 km da costa catarinense. Luiz Carlos também informou que o naufrágio ocorreu após uma forte onda atingir a embarcação.
Os cinco primeiros resgatados, que estão em bom estado de saúde, estavam juntos em uma pequena balsa. Eles foram encontrados por um rebocador que auxiliava nas buscas sob a coordenação da Salvamar Sul, um destacamento da Marinha responsável por atividades de busca e salvamento no mar.