Segundo a atualização de 2023 do Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), divulgado no dia 26 de outubro, Santa Catarina tem algumas cidades no ranking com melhor qualidade de vida para idosos no Brasil.
Neste ano, pela primeira vez, o Índice contemplou todos os 5.570 municípios brasileiros na pesquisa que avalia a capacidade das cidades em criar condições adequadas para um envelhecimento saudável e sustentável.
No estado, sete municípios aparecem entre os dez melhores na categoria de pequenas cidades. Peritiba lidera a lista nacional, que também contempla Tunápolis, Lacerdópolis, Arroio Trinta, São Martinho, Caxambu do Sul e Lajeado Grande.
Entre as cidades médias, São Miguel do Oeste é considerada a terceira melhor do país para os idoso e Concórdia, a quinta. Já Florianópolis tem o 4º lugar na categoria de municípios grandes no ranking, e Balneário Camboriú o 8º.
A pesquisa considera fatores relativos aos cuidados de saúde, finanças e bem-estar da população.
População mais velha
De acordo com dados levantados pelo IBGE, relacionados ao Censo 2022, a população brasileira está envelhecendo cada vez mais. A previsão é que, em 2050, um a cada quatro brasileiros tenha 60 anos ou mais.
Em Santa Catarina, a população idosa cresceu 80% entre os anos de 2010 e 2022.