As cidades de Taió e Rio do Sul, do Alto Vale do Itajaí, decretaram estado de calamidade pública nesta terça-feira, 17. Em Taió, o Rio do Oeste atingiu a marca de 12,40 metros, o que tornou esta a maior enchente da história da cidade.
Segundo a prefeitura da cidade, 2.556 edificações foram afetadas, incluindo 1.377 casas, o que representa um terço das construções da cidade. No total, 3.612 pessoas foram afetadas, uma parcela significativa da população de Taió, estimada em 18 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em todo o estado de Santa Catarina, a situação também é alarmante. Até o momento, 133 municípios estão em estado de emergência devido às chuvas, enquanto dois municípios decretaram estado de calamidade pública. Mais de 26 mil pessoas estão desabrigadas, estando divididas temporariamente em 184 abrigos distribuídos por 70 cidades.
O estado tem seis mortes confirmadas em decorrência das chuvas que atingem Santa Catarina desde o começo do mês de outubro.