Médico e clínicas associadas a Unimed aprovaram retomada das obras do Hospital da Vila Nova, paralisadas desde 2016. A decisão foi feita em uma assembleia geral extraordinária, com 381 votos a favor, 328 contrários e 18 abstenções.
O projeto abrangente inclui a conclusão da torre já iniciada e a construção de uma segunda torre. Quando concluído, o hospital contará com 226 leitos, 17 centros cirúrgicos, unidades de terapia intensiva (UTIs), salas de parto, salas de recuperação e outras estruturas essenciais.
A parceria para a viabilização desse projeto foi firmada com a Associação Congregação Santa Catarina (ACSC), mantenedora do Hospital Santa Isabel e de outros oito hospitais em todo o país. O investimento estimado é de aproximadamente R$ 300 milhões.
Blumenau possui atualmente, 666 leitos divididos entre quatro hospitais, com uma média de 1,84 leitos para cada mil habitantes. A expansão proporcionada por esse projeto eleva a proporção para 2,04 leitos por mil habitantes.
O cronograma para o novo hospital prevê a assinatura do contrato de parceria entre Unimed Blumenau e ACSC até abril do próximo ano. A construção deverá iniciar no primeiro semestre de 2024, com a primeira torre focada em atendimento materno-infantil programada para ser concluída em um ano e meio. Simultaneamente, a segunda torre será erguida e deverá estar pronta em 12 meses adicionais.
O complexo hospitalar, que terá uma área total de 20 mil metros quadrados, servirá tanto clientes da Unimed quanto pacientes particulares. A gestão do complexo hospitalar ficará a cargo da ACSC.