Nesta segunda-feira, 5, voluntários e equipes do Parque Nacional do Iguaçu, no oeste do Paraná, se uniram em uma iniciativa para limpar o lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu. O objetivo dessa ação foi retirar as moedas que foram jogadas no local ao longo dos anos.
Segundo informações da assessoria do parque, aproximadamente 158 kg de moedas de 40 países diferentes foram removidos. Essas moedas totalizam um valor estimado em R$ 3 mil. Os recursos obtidos serão direcionados para um projeto ambiental do próprio Parque Nacional.
Embora alguns turistas vejam a prática de jogar moedas nas cataratas como uma oportunidade para fazer um pedido, para o parque isso representa um sério problema ambiental. O gerente de sustentabilidade do local, André Machado Franzini, ressalta a importância de conscientizar os visitantes para que não joguem moedas nem qualquer outro objeto na água.
Especialistas em biologia alertam que muitas moedas se dissolvem ao longo do tempo, liberando metais pesados, como níquel e cobre, que contaminam a água. Além disso, animais, especialmente peixes e aves aquáticas, podem confundir as moedas com presas, causando danos à sua saúde e ao ecossistema.
Essa ação de limpeza foi realizada em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, destacando o compromisso do Parque Nacional do Iguaçu em preservar e proteger essa maravilha natural. Outra atividade está programada para o próximo sábado e domingo, quando a equipe do parque e membros da comunidade local irão plantar 84 mudas de árvores nativas nas margens do parque, fortalecendo ainda mais a conservação ambiental.