É comum serem vistos em janelas de prédios e vidraças expostas, adesivos de aves com o intuito de alertar pássaros a não se chocarem contra o vidro, porque elas são incapazes de detectar um obstáculo à sua frente quando alguns materiais são usados.
A opção é bem comum, mas geralmente a menos indicada, pois de acordo com o espaçamento dado entre os adesivos, os pássaros acabam colidindo da mesma forma. Por isso, é importante estar atento ao material que você utiliza.
O professor e ambientalista, Lauro Bacca, explica que existe um vidro com tecnologia própria para a visão das aves, que nós não vemos, mas que elas percebem que ali tem uma barreira intransponível. “Na falta disso, recomenda-se bolinhas coladas nos vidros, ou traços verticais no lado de fora da vidraça a 6 centímetros de distância do outro.Um técnica simples com adesivo ou pintura”, explica.
Saiba mais detalhes sobre essas formas de evitar a colisão de aves em vidros e sobre a situação de um novo condomínio próximo ao Parque São Francisco de Assis, em Blumenau, na entrevista abaixo com Lauro Bacca: