Um caso curioso (e centenário) chamou atenção do mundo nos últimos dias. Um livro, retirado em 1904 da biblioteca de New Bedford, em Massachusetts, nos Estados Unidos, foi finalmente devolvido. O atraso na devolução chega a 119 anos.
O título do livro é “An Elementary Treatise on Electricity” (tradução do inglês: Um Tratado Elementar sobre Eletricidade) de James Clerk Maxwell e ele foi encontrado em ótimas condições no meio a outras obras que foram recentemente doadas à outra biblioteca, na Universidade da Virgínia Ocidental. O livro, que fala sobre as diferentes possibilidades de uso da eletricidade, foi publicado pela primeira vez em 1881, dois anos após a morte do autor.
Quem o encontrou foi o curador, Stewart Plein, que percebeu que a edição pertencia à biblioteca de New Bedford e que ele não havia sido devolvido até então. A multa para obras entregues em atraso é de cinco centavos por dia e com essa taxa, quem devolvesse um livro com 119 anos de atraso teria que pagar mais de U$ 2.100,00 dólares, ou R$ 10.200,000. A boa notícia é que o limite da multa da biblioteca é de U$ 2 dólares, ou quase R$ 10,00.
A biblioteca já havia recebido livros com atrasos de dez a 15 anos, mas nunca algo com mais de um século de atraso.
* Imagem por Peter Pereira/The Standard-Times via AP (G1)