Foto: Peter Pereira/The Standard-Times via AP

Atraso de 119 anos: livro é devolvido um século depois de ser retirado em biblioteca dos Estados Unidos

Um caso curioso (e centenário) chamou atenção do mundo nos últimos dias. Um livro, retirado em 1904 da biblioteca de New Bedford, em Massachusetts, nos Estados Unidos, foi finalmente devolvido. O atraso na devolução chega a 119 anos.

O título do livro é “An Elementary Treatise on Electricity” (tradução do inglês: Um Tratado Elementar sobre Eletricidade) de James Clerk Maxwell e ele foi encontrado em ótimas condições no meio a outras obras que foram recentemente doadas à outra biblioteca, na Universidade da Virgínia Ocidental. O livro, que fala sobre as diferentes possibilidades de uso da eletricidade, foi publicado pela primeira vez em 1881, dois anos após a morte do autor.

Quem o encontrou foi o curador, Stewart Plein, que percebeu que a edição pertencia à biblioteca de New Bedford e que ele não havia sido devolvido até então. A multa para obras entregues em atraso é de cinco centavos por dia e com essa taxa, quem devolvesse um livro com 119 anos de atraso teria que pagar mais de U$ 2.100,00 dólares, ou R$ 10.200,000. A boa notícia é que o limite da multa da biblioteca é de U$ 2 dólares, ou quase R$ 10,00.

A biblioteca já havia recebido livros com atrasos de dez a 15 anos, mas nunca algo com mais de um século de atraso.

* Imagem por Peter Pereira/The Standard-Times via AP (G1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *