Foto: Belmiro Avancini / Jornal da Mix

Blumenau enfrenta terceira enchente em menos de uma semana; mais de 170 ruas ficaram alagadas

O nível do Rio Itajaí-Açu subiu novamente na noite de quarta-feira, 12, alcançando o pico de 10,75 metros à meia-noite de quinta para sexta-feira. Na cidade, 292 pontos em 177 ruas ficaram alagados.

Desde a semana passada, Blumenau registrou mais de 400 ocorrências relacionadas à chuva. O Secretário Municipal de Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina, informou que, nos últimos nove dias, choveu 302 milímetros na cidade, quase o dobro da média mensal de outubro, que é de 166 milímetros. Esta última enchente é a maior desde a registrada em setembro de 2011, quando o Rio Itajaí-Açu atingiu 12,60 metros.

Ocorrências

Este slideshow necessita de JavaScript.

O número de ocorrências provocadas pelas chuvas em Blumenau aumentou muito nesta quinta-feira, 12, com a volta do mau tempo. Do dia 4 de outubro até ontem a noite, foram registradas 446 ocorrências, sendo que 296 estavam relacionadas a quedas de barreiras e deslizamentos.

Cerca de 110 dessas barreiras caíram sobre vias públicas, e na quinta-feira, 30 vias foram atingidas pela terra, deixando o trânsito em meia pista ou interditado temporariamente. Há uma preocupação contínua com possíveis deslizamentos de terra devido ao solo encharcado.

Se houver sinais de instabilidade, como árvores ou postes se movendo ou portas e janelas ficando difíceis de fechar, é aconselhável sair de casa e contatar imediatamente a Defesa Civil pelo telefone 199. Em caso de deslizamentos com pessoas feridas, a orientação é ligar para o Corpo de Bombeiros no 193. A cidade permanece em estado de alerta, e as autoridades continuam monitorando de perto a situação.

Abrigos

Foto: Defesa Civil de Blumenau
Foto: Defesa Civil de Blumenau

Três abrigos foram ativados na cidade para acomodar os desabrigados, totalizando 79 pessoas, incluindo adultos, adolescentes e crianças, bem como animais de estimação. Os abrigos estão localizados na Igreja Evangélica Livre, na Igreja Luterana e no Grupo Escoteiro Leões de Blumenau.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *