Foto: Divulgação / Prefeitura de Blumenau

Blumenau está sem leitos de UTI em hospitais que atendem pelo SUS

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), informou que 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade estão ocupados.

Essa alta demanda se deve ao aumento na realização de cirurgias eletivas, o que leva muitos pacientes a necessitarem de vagas na UTI para o pós-operatório.

Nos primeiros três meses de 2023, Blumenau já realizou mais de 1,8 mil procedimentos em diferentes segmentos. A melhora em 50% na realização de cirurgias, ainda no segundo semestre de 2022, mostra que a cidade está ampliando a oferta nos prestadores de saúde e a medida vem ao encontro da iniciativa do Governo do Estado.

Mesmo com a ocupação total dos leitos de UTI, a central macrorregional de regulação de leitos, localizada na Gerência Regional de Saúde de Blumenau (Gersa), garantirá a disponibilidade de um leito para qualquer morador que necessite de atendimento intensivo, seja na cidade ou em municípios vizinhos. O secretário de promoção da saúde, Marcelo Lanzarin, destacou essa iniciativa como um esforço do governo do estado para ampliar a oferta de saúde na região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *