A Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) iniciou na tarde desta segunda-feira, 9, o serviço de limpeza das ruas atingidas pela enchente em Blumenau. Segundo a Prefeitura de Blumenau, 105 ruas da cidade foram afetadas.
A operação de limpeza começou logo após o rio atingir o pico de 10,19 metros e deve se estender pelos próximos dias. Além da limpeza, a Seurb também foi a responsável por remover mais de 90 barreiras que obstruíam as vias públicas.
“Criamos um sistema de plantão em várias regiões diferentes. Deixamos equipamentos prontos e, à medida que as ocorrências chegavam na Defesa Civil, já éramos acionados e fazíamos a remoção”, explica o secretário Ricardo da Silva.
Ocorrências na cidade
Desde o início das chuvas, em 4 de outubro, a Defesa Civil registrou 331 ocorrências. Desse total, 209 foram deslizamentos, sendo que 90 deles bloquearam total ou parcialmente as ruas urbanas.
Na Região Sul, uma barreira deixou a Rua Emílio Tallmann em meia pista durante dois dias. Outro caso foi na Rua Erwin Manzke, na Vila Itoupava, que foi totalmente retirada na tarde desta segunda-feira. Segundo a Seurb, todas as barreiras em vias públicas já foram removidas.