De acordo com o último boletim divulgado pela Prefeitura de Blumenau, às 14h30, o número de ocorrências subiu para 156 na tarde desta sexta-feira, 03, em decorrência das chuvas na cidade.
Até o momento,foram registrados dois alagamentos, 22 análises de risco, 11 quedas de árvore e 121 deslizamentos. Um dos deslizamentos de terra aconteceu sobre uma residência na Rua Bruno Rudiger, no bairro da Velha.
A ocorrência foi registrada às 7h10 e contou com duas vítimas. Felizmente, ambas conseguiram se soltar dos escombros e foram abrigadas na residência de um vizinho, segundo as informações do Corpo de Bombeiros Militar. Os moradores vizinhos foram orientados a deixar suas residências temporariamente, aguardando o parecer da Defesa Civil.
Também foi registrado um deslizamento na rua Ursa Maior, no bairro Escola Agrícola. Ainda não há informações se houve feridos, mas os moradores da foram auxiliados a saírem de suas residências na manhã desta sexta-feira.
Um abrigo já foi ativado na cidade e está localizado na Igreja Evangélica Livre, no bairro Itoupava Norte. Segundo as informações da Defesa Civil de Blumenau, uma família já está alojada no local. Ao todo são três pessoas, sendo dois adultos e uma crianças, além de um cachorro.
Previsão de enchente
Segundo a previsão da Defesa Civil da cidade, o nível do rio Itajaí-Açu pode chegar a 9,5 metros durante a noite, por volta das 20h. Essa é a 100ª enchente na história da cidade e a quinta neste ano.
A orientação da Prefeitura de Blumenau é de que todos que tenham casas ou comércios com cotas de enchentes de até 10 metros, estejam em estado de alerta.
Acompanhe em tempo real o nível do rio aqui.
Transporte coletivo
Confira as linhas com serviço alterado por conta das chuvas:
– A linha 306 (Bruno Ruediger) segue sem atendimento por conta de uma queda de barreira e residência que deixa a via bloqueada.
– Já a linha 403 (Progresso/Santa Maria), na variante Encano Alto atende somente até o ponto final da linha Progresso.
– E a linha 404 (Nova Russia), atende somente até a ETA III.
– A linha 408 (André Nicolleti) segue apenas até o início da rua por conta de uma queda de barreira na altura do número 634.
A SMTT ressalta que as linhas retomam o atendimento habitual assim que as vias forem liberadas ao trânsito de veículos de forma segura.
Confira mais fotos das ocorrências registradas na cidade: