Os moradores de Blumenau que foram atingidos pelas enchentes de outubro podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. O serviço está disponível desde 1º de novembro.
De acordo com os critérios da Caixa, o trabalhador que possui saldo em conta vinculada de FGTS, que teve sua residência danificada pelo desastre natural reconhecido por meio de portaria do Governo Federal, e que não realizou saque por este motivo nos últimos 12 meses, está apto a requerer o benefício.
O valor do saque será equivalente ao saldo existente na conta vinculada, na data da solicitação, limitado a R$ 6.220, desde que o intervalo entre uma movimentação por conta desta mesma origem não seja inferior a 12 meses.
Saiba como solicitar:
A liberação do saque pode ser solicitada de forma fácil e rápida pelo celular, via aplicativo FGTS, ou em uma agência da CAIXA, até o dia 14 de janeiro de 2024.
Ao fazer o download do aplicativo FGTS, é preciso inserir as informações de cadastro, depois ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque – Calamidade pública”, acessando pela cidade: Blumenau.
Depois disso, deve encaminhar foto do documento de identidade e do comprovante de residência no nome da pessoa, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.
Em seguida, deve selecionar a opção para creditar o valor em conta na CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou em outro banco, e finalizar enviando a solicitação. Após o envio dos documentos, a Caixa leva cerca de uma semana para liberar o dinheiro na conta indicada pelo usuário.
Para solicitar o saque é necessário possuir saldo disponível na conta do FGTS. Valores bloqueados, tais como, pensão alimentícia, decisão judicial e valores dados em garantia de operações de crédito não ficam disponíveis para saque.
Para mais informações, basta acessar o site da CAIXA, o site do FGTS ou entrar em contato com o banco pelo Fale Conosco 0800 726 0207.