Na manhã desta terça-feira, 4, a Polícia Civil e Militar de Pomerode, juntamente com o Ministério Público, realizaram a Operação Franziskaner, com o objetivo de combater os maus tratos aos animais.
Na operação foram resgatados 8 cães e 8 aves, entre eles um Ganso, em situação de maus tratos. Armas, munições, armadilhas de pássaros, anestésicos, materiais de sutura de ferimentos e material para rinha de galo, também foram encontrados.
Por conta da complexidade da logística de resgate, devido ao grande número de animais, a operação contou com apoio de duas veterinárias e do Sítio Dona Lúcia, local para onde os animais foram levados.
De acordo com o delegado Antonio Lucio Antunes Godoi, o responsável pelos animais foi preso em flagrante pelos crimes de maus tratos a animais, por posse irregular de munições e por desobediência, uma vez que ele estava proibido por decisão judicial de ter animais.
“Encontramos os animais em situações extremamente graves, animais desnutridos, que foram encaminhados para cuidados devidos”, relata o delegado.
A operação recebeu o nome de Franziskaner, porque significa franciscano em alemão, em homenagem a São Francisco de Assis, santo protetor dos animais.