Segundo dados revelados por uma pesquisa da Fecomércio, divulgada no dia 27 de março, houve um aumento de 56,7% nos últimos anos na procura por chocolates variados, como barras e caixas de bombons, e uma redução na busca pelos tradicionais ovos de Páscoa.
A pesquisa considerou dados coletados com 2.100 pessoas, entre os dias 01 e 16 de março de 2023, em sete cidades do estado – Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages, mostrando as principais tendências de consumo no período.
Intenção de compra para o período de Páscoa
De acordo com os dados levantados na pesquisa, a Páscoa foi uma das datas comemorativas mais afetadas durante a pandemia. Em 2020, foi marcada pelo fechamento total das atividades e das enormes incertezas sobre os impactos da COVID-19, em 2021 esteve no auge da segunda onda. Essas condições derrubaram a intenção média de gastos dos consumidores naquele momento, queda de 5,29% e 13,86%, respectivamente. ,
Por outro lado, em 2022 o contexto era diferente e a expectativa de gasto médio dos consumidores reagiu ao crescer 35,8%.
Já em 2023, observa-se uma pequena redução (-2,6%) dessa intenção de gasto, de modo que, na média, o consumidor catarinense irá gastar R$ 169,81 nesta Páscoa.
Em termos reais, a intenção de gasto médio é superior apenas ao de 2021 (R$ 149,93), o menor valor da série, e por isso, não recuperou o nível pré-pandemia sendo 15,5% inferior ao valor de 2019 (R$ 201,07) e 18,8% abaixo do de 2018 (R$ 209,22).