A polêmica com um rótulo da cervejaria Balbúrdia voltou a chamar a atenção na cidade. O MAPA, Superintendência do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Santa Catarina, proibiu a produção da cerveja e ordenou a apreensão dos rótulos “Balbúrdia Hemp”, por entender que as imagens são alusivas à planta da maconha. A cervejaria também recebeu um auto de infração pelo uso.
O pedido foi feito pela Cruz Azul no Brasil, que atua na prevenção e no atendimento de pessoas afetadas pelo consumo de álcool e outras drogas.
A Balbúrdia se pronunciou e informou que a venda em barril continua, assim como a da lata, mas com a adequação do rótulo.
Cerveja proibida pelo prefeito Mário Hildebrandt
A Balbúrdia Hemp é a mesma cerveja que foi proibida pelo prefeito de Blumenau na Oktoberfest do ano passado, dias antes do evento começar. Na época, a polêmica foi em relação ao aroma da Cannabis. A empresa precisou ter que retirar a bebida do cardápio a pedido da Prefeitura.
A Balbúrdia Cervejaria se manifestou, em nota, e ressaltou que a bebida não tem em sua composição qualquer ingrediente derivado da maconha e que não há qualquer ilegalidade de se produzir este tipo de cerveja com aroma que remete à planta.
A situação divide opiniões, confira o que disse os apresentadores da bancada do Jornal da Mix, Pancho, Stêvão Limana e Alexandre Pereira: