Foto: Eduardo Valente/GOVSC

Cidades de Santa Catarina estão em estado de alerta por conta de possíveis inundações e deslizamentos

De acordo com o último relatório da Defesa Civil, divulgado nesta sexta-feira, 67 cidades registraram ocorrências relacionadas às chuvas e 21 emitiram o pedido de decreto de situação de emergência.

O estado tem confirmada uma morte registrada em Rio do Oeste, onde um homem perdeu a vida ao ser arrastado por uma correnteza enquanto tentava atravessar uma área inundada de bicicleta. Além disso, em Timbó, uma criança ficou ferida depois que sua residência foi atingida por um deslizamento, mas ela se encontra estável no hospital.

Entre as principais ocorrências registradas nos municípios, estão chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos e granizo que atingiram residências, estradas e centros urbanos em diversas regiões do Estado.

Até o momento, os bombeiros e equipes de resgate de Santa Catarina atenderam a 136 ocorrências relacionadas com o evento climático no estado. As inundações forçaram muitos a abandonar suas casas, com 166 pessoas atualmente abrigadas em Rio do Sul. Lontras, Laurentino, Ituporanga, Presidente Getúlio, Rio do Oeste e outras cidades também montaram abrigos para receber aqueles deslocados pela força das águas.

Blumenau

Em Blumenau, as autoridades estão monitorando de perto a situação, com 113 ocorrências já registradas, principalmente devido a deslizamentos de terra. Com 59 abrigos prontos para serem ativados, a cidade está preparada para a possibilidade de aumento das inundações.

A situação também impactou significativamente a educação e os eventos locais. As escolas públicas municipais de Blumenau continuam com as aulas mantidas nesta sexta-feira e se o aluno tiver que faltar para ajudar a família na preparação para uma possível enchente ou qualquer outro motivo relacionado a situação, ele não será prejudicado.

Já as provas de certames da prefeitura que seriam realizadas no domingo, 8, foram reprogramadas por conta das chuvas. As provas, referentes a dois certames em andamento – o concurso 002/2023 e o processo seletivo da Secretaria de Educação, serão realizadas em outra data. A prova prática para candidatos às vagas de professor de bandas e fanfarras e para operadores de máquinas, do concurso público, foi remarcada para o dia 22 de outubro. E a prova objetiva do processo seletivo da educação foi reagendada para o dia 29 de outubro.

Timbó

Em Timbó, a possibilidade de uma enchente de médio porte durante os próximos dias é alta, segundo a defesa civil da cidade. Até a quinta-feira, 5, a cidade registrou seis ocorrências, entre elas uma queda de árvore, três desbarrancamentos e duas quedas de muro. Doze pessoas foram transferidas para abrigos da cidade.

Por conta dessa possibilidade de enchente, a Prefeitura de Timbó adiou a segunda etapa da Festa do Imigrante. O evento recomeçaria nesta sexta-feira e seguiria até o dia 12, mas com o adiamento, a festa e será retomada somente no dia 11 de outubro, seguindo até o dia 15.

Indaial

A Defesa Civil de Indaial registrou até a tarde desta quinta-feira, 5, 40 ocorrências em 11 bairros por conta das chuvas intensas. Não houve deslizamentos, mas ocorreram alagamentos em uma escola e em várias residências, infiltrações, uma queda de árvore e outras situações de risco. Sete famílias ficaram desalojadas, enquanto quatro famílias estão desabrigadas e foram para abrigos provisórios da Prefeitura.

Os serviços de saúde na unidade Adele Kuehl, bairro Arapongas, estão temporariamente suspensos nesta sexta-feira. Além disso, as aulas na E.B.M. Arapongas e na U.E.I Arapongas foram suspensas, nas demais instituições da rede municipal de ensino as aulas estão mantidas para esta sexta-feira.

Situação hidrológica

Durante os próximos dias, está prevista uma quantidade significativa de chuva, com risco alto para alagamentos, enxurradas e inundações. De acordo com a Defesa Civil do estado, essas são as principais áreas que apresentam riscos associados às chuvas:

Litoral Sul: Risco alto para enxurradas, alagamentos e inundações graduais a partir da tarde de sexta-feira se estendendo para o final de semana nas Bacias Hidrográficas dos Rios Mampituba, Araranguá, Urussanga e Tubarão.

Vale do Itajaí: Risco muito alto para enxurradas e alagamentos a partir da tarde de sexta-feira, com aumento gradual nos níveis dos rios durante o final de semana, onde segundo os modelos hidrológicos, pode alcançar entre 10 a 11 metros no município de Rio do Sul, e 10 a 12 metros em Blumenau.

Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste: Risco alto para enxurradas, alagamentos e inundações entre noite de sexta e sábado, podendo atingir níveis de emergência no final de semana nas Bacias do Peperi-Guaçu e Antas. Já na Bacia do Rio do Peixe os rios podem atingir níveis de alerta.

Grande Florianópolis: Os níveis dos rios nas Bacias dos Rios Tijucas e Cubatão sobem ao longo do final de semana, podendo atingir níveis de alerta, entre o domingo e segunda-feira.

Confira a entrevista com o prefeito Mário Hildebrandt sobre a situação na cidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *