Bom Jardim da Serra, Bombinhas, Itá, Navegantes e Urubici, estão entre os 100 melhores destinos sustentáveis do mundo. Os nomes foram divulgados na 9ª edição do concurso global “TOP 100 Good Practice Stories” promovido pela organização holandesa Green Destinations.
O objetivo da premiação é inspirar líderes de todo o mundo a prestar atenção aos destinos para a criação de um turismo sustentável e responsável.
Os municípios catarinenses foram premiados, ao demonstrar inovação e impactos positivos em suas ações, nos serviços locais e na comunidade. Além disso, atingiram pelo menos 60% de conformidade com os critérios de sustentabilidade, reconhecidos pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).
Neste ano, o Brasil contou com 13 destinos participantes, e destes, oito foram nomeados na lista. Além das cinco cidades do estado, foram reconhecidos Apodi, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul, todos do Rio Grande do Norte.
Os destinos participantes passaram por uma avaliação inicial, na qual foram analisados diversos aspectos de sustentabilidade em suas operações turísticas. Ao final do concurso, cada cidade receberá um relatório detalhado, destacando seus pontos fortes e áreas que necessitam de melhoria.