Foto: Canva / Reprodução

Corpo de Bombeiros ensina medidas de primeiros socorros em casos de engasgo durante amamentação

Neste mês especial, dedicado ao aleitamento materno, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina está promovendo a campanha “Agosto Dourado”, com o objetivo de conscientizar e orientar pais e familiares sobre como agir em situações de engasgo de bebês durante a amamentação.

O presidente da coordenadoria de atendimento pré-hospitalar do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, tenente-coronel BM Henrique Piovezam da Silveira, destaca que a calma é a principal aliada em situações de engasgo durante a amamentação. “Boa parte dos casos de obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE) em bebês acontecem durante a lactação, então o mais importante é manter a calma e, caso saiba como proceder, realizar a manobra de desobstrução de vias aéreas”, afirma.

Caso não esteja familiarizado com as técnicas, é fundamental acionar o CBMSC pelo número de emergência 193, onde atendentes qualificados darão as primeiras orientações.

De acordo com a presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica (ABOPe) e membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), Claudia Schweiger, nos primeiros dias de vida esse tipo de engasgo pode ter como causa o excesso de leite, associado ao fato do bebê ainda estar aprendendo a mamar. Sintomas como ofegância durante a amamentação, afastamento frequente do peito e tentativa de segurar o mamilo são sinais de alerta.

Manobra de desobstrução de vias aéreas

Para auxiliar os pais e familiares, o Corpo de Bombeiros compartilhou o passo a passo de como realizar a manobra de desobstrução de vias aéreas:

  • Coloque os dedos indicador e médio no queixo do bebê, mantendo a boca aberta;
  • Posicione a barriga do bebê sobre seu antebraço, com as pernas de cada lado;
  • Incline a cabeça do bebê para baixo em relação ao corpo;
  • Dê leves tapas nas costas do bebê até que as vias aéreas sejam liberadas.
  • O sinal de que o bebê voltou a respirar normalmente é quando ele inicia o choro.

Nesse momento, é importante posicionar o bebê com as costas em seu peito e limpar qualquer secreção presente na boca ou no nariz. Além disso, acionar o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina pelo número 193 ou o SAMU pelo 192 é imprescindível para que o bebê seja avaliado.

Outros cuidados

A avaliação com um otorrinolaringologista após um episódio de engasgo também é recomendada, especialmente se houver recorrência, pois pode indicar alguma alteração na via aérea do bebê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *