Reprodução | Zoo Pomerode

ENTREVISTA | Maurício Bruns fala sobre as dificuldades do Zoo Pomerode durante a pandemia e os cuidados com os animais

Novas espécies, quase fechamento, ampliação da área e muito amor pelos animais. O diretor do Zoo Pomerode, Maurício Bruns, esteve no Jornal da Mix contando sobre as novidades do local e as superações que tiveram após a pandemia com o auxílio da comunidade do Vale do Itajaí. 

Maurício conta que em 2022, cerca de 300 mil visitantes estiveram no zoológico, o que representou uma virada de página muito importante se comparado com os números obtidos durante a pandemia. “Em 2020, a gente apanhou muito, estávamos na guirlanda. Cheguei a cogitar, no conselho, o fechamento da instituição pela responsabilidade civil, penal e administrativa muito grande que temos com o cuidado dos animais”, relata.

Ele conta que por honrar com os compromissos do zoológico e antes que qualquer animal passasse por qualquer tipo de necessidade, durante o uso da reserva financeira estratégica que a instituição tinha durante o período de isolamento social, ele preferiria transferir os animais. Felizmente o parque reabriu em 11 de junho de 2020 e a situação financeira começou a melhorar em outubro do mesmo ano.

“Em pós-pandemia trabalhamos arduamente nos compromissos com as instituições bancárias e refizemos nosso fundo de emergência. A comunidade em geral do Vale do Itajaí se mobilizou, uma vez tivemos até um show online beneficente, e arrecadamos R$12 mil. Foi emocionante”, comenta.

Com o ganho de mais recursos, o zoológico pôde investir em melhorias e novidades. Em 2001, o parque tinha mil metros quadrados de área e hoje conta com 115 mil metros quadrados, com planejamento de expansão para o futuro. 

“De novidades, no final do ano passado colocamos uma exposição de dinossauros mecatrônicos, e neste ano estamos trabalhando em obras no recinto dos flamingos, no tanque do elefante, e na estação de tratamento de água. Um investimento de quase um milhão de reais”, afirma.

O que também leva atenção no parque é a preocupação com a saúde dos animais, “todo ano investimos em desenvolvimento de novos projetos para melhorar a qualidade de vida deles. hoje estamos focados em animais em resgate e programas de conservação nacionais e internacionais”, explica.

O Zoo Pomerode é o maior zoológico de Santa Catarina, fundado em 1932 por Hermann Weege, virou uma fundação sem fins lucrativos em 1977. Hoje a instituição conta com mais de 1000 animais de mais de 220 espécies

Confira a entrevista na íntegra abaixo e saiba sobre o processo para levar os animais até ao zoológico, qual é o tipo de transporte e quais animais podem ser encaminhados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *