Foto: Canva / Reprodução

Faltas de pacientes em cirurgias eletivas atingem 30% em Santa Catarina, prejudicando fila de espera

Cerca de 30% dos pacientes convocados para cirurgias eletivas em Santa Catarina não estão comparecendo nas datas agendadas nos mutirões, de acordo com um levantamento realizado pela Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do estado (FEOESC).

O levantamento foi realizado com base nos pacientes chamados para o mutirão de cirurgias entre 6 de fevereiro e 10 de julho. No período foram realizados 43.069 procedimentos que poderiam ser acrescidos de mais 18 mil se pacientes chamados não tivessem faltado.

Esse problema tem impacto significativo na fila de espera, que atualmente conta com 62 mil pessoas aguardando por cirurgias, incluindo aqueles que faltaram e foram realocados para as últimas posições.

O presidente da FEOESC, Giovanni Nascimento, expressou sua preocupação com as consequências dessa falta de comparecimento, que além de tirar o lugar de outras pessoas na fila, os pacientes faltosos prejudicam o trabalho das equipes nas unidades de saúde, causando desperdício de recursos e tempo.

“O hospital coloca toda a sua estrutura à disposição do paciente para cirurgias agendadas para um determinado dia. O paciente não comparece, a equipe perde o seu tempo e acima de tudo, né? O SUS já não remunera, como deve remunerar. E aí acaba não recebendo nada, torna- se um tempo ocioso e fica muito difícil para quem também está no outro lado da fila aguardando ser chamado”, explica.

Para combater esse problema, a federação irá liderar uma campanha de conscientização em conjunto com a Superintendência de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde, visando informar e engajar os pacientes sobre a importância de comparecerem às cirurgias agendadas.

Atualização do Saúde Digital

Um dos desafios identificados é a falta de atualização cadastral dos pacientes. Muitos estão com informações desatualizadas, como números de telefone e endereços incorretos, o que dificulta o contato e a localização. A Secretaria da Saúde de Santa Catarina orienta os pacientes a atualizarem seus cadastros na plataforma Saúde Digital para garantir que sejam alcançados com as informações corretas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *