O Hospital Santo Antônio, de Blumenau, é um dos vencedores do prêmio nacional “Humanizar a Saúde”, com o projeto “Amor em Imagens, a Humanização no Diagnóstico”. O objetivo é o atendimento humanizado para crianças no centro de diagnóstico por imagem, para evitar procedimentos invasivos como a sedação.
Para reduzir a agitação dos pequenos pacientes, são usadas estratégias lúdicas, com protocolos específicos para pacientes com transtorno do espectro autista. Para fazer a tomografia, por exemplo, a equipe do Hospital transporta as crianças em um carrinho de brinquedo lúdico e interativo.
A sala do exame também tem plotagens infantis, iluminação colorida ajustada conforme as necessidades de cada criança, musicoterapia e brinquedoterapia. Depois que terminam o exame, as crianças recebem medalhas de corajoso/corajosa, adesivos e certificados de coragem.
Premiação
O prêmio é promovido pela Teva Brasil, uma empresa do ramo farmacêutico, que destinou R$ 50 mil pra cada um dos três ganhadores. Os outros projetos são do Rio de Janeiro e São Paulo.
O objetivo do prêmio é reconhecer e apoiar projetos inovadores e inspiradores, de organizações sem fins lucrativos, que humanizam o cuidado. Nesta edição, foram mais de 60 projetos inscritos.
Foram selecionados 10, que participaram de uma votação aberta para toda a comunidade. Ao todo, foram registrados mais de 35 mil votos e o Hospital Santo Antônio teve o projeto mais votado entre os finalistas. O valor do prêmio vai ser usado para aprimorar o projeto vencedor.