Entre as áreas afetadas por deslizamento de terra na enchente da última semana em Blumenau, o caso registrado no bairro Escola Agrícola, atingindo as ruas Netuno, Germano Grosh e Ursa Maior foram as situações identificadas como as mais graves de toda a cidade.
Desde o sábado, 7, a Secretaria de Manutenção e Conservação Urbana (Seurb) está trabalhando na limpeza da rua Netuno e até o momento, mais de 2,5 toneladas de barro e entulho foram recolhidos no local. O serviço de limpeza da via deve seguir pelos próximos dias.
Na rua Netuno, quatro casas foram desocupadas por causa do risco de novos deslizamentos. Na rua Germano Grosch, que fica na parte de cima da área que deslizou, três famílias tiveram que deixar as casas e estão em abrigos da cidade.
De acordo com a geologia do município, o momento é de cautela, sobretudo porque o ocorrido foi recente. “Estamos falando de uma área de risco com histórico de deslizamento em 2008 e isso exige uma atenção redobrada. Após toda a limpeza iremos fazer uma nova avaliação geológica para sabermos quais protocolos precisarão ser tomados daqui por diante”, considera o diretor de geologia, Gerson Lange Filho.
Segundo o secretário de Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina, uma nova medida protetiva terá que ser avaliada para a região.